Événements

Encontro de Cinema Negro Brasil África e Caribe 2007
1ère édition

Français

Panorama do I Encontro

O I Encontro de Cinema Negro Brasil África com curadoria do cineasta Zózimo Bulbul foi realizado entre os dias 22 e 29 de Novembro de 2007, na cidade do Rio de Janeiro, com exibição de 60 produções entre curtas, médias e longas metragens (48 brasileiros e 12 Africanos) no Cine Odeon, Centro Cultural da Justiça Federal, Caixa Cultural e Tenda na Lapa aberta nos Arcos da Lapa.

O homenageado foi o grande cineasta africano: Ousmane Sembène (1923 a 2007). Sembène foi uma figura chave para o cinema africano, cuja importância e influência podem ser equiparadas à de Glauber Rocha no Brasil. Sambène acreditava que o cinema deveria ser uma escola noturna para o povo africano, uma forma de despertar sua consciência e incitá-los a lutar por melhores condições. Suas posições inspirarm muitos cineastas, além de motivar tantos outros.

Publico estimado de aproximadamente 2500 pessoas entre estudantes, comunidades e publico em geral. Para vinda dos estudantes foi idealizando um projeto especial com as Escolas.

Os desdobramentos do I Encontro de Cinema Negro Brasil África no Rio de Janeiro foram os Seminários realizados no Cine Odeon e no Centro Afro Carioca de Cinema onde foi discutida a situação das produções dos diretores africanos e brasileiros afrodescendentes, a distribuição dos filmes, de suas novas realizações e novos intercâmbios.

Da África foram convidados cineastas da Mauritânia, Senegal, Angola, Nigéria, Burkinafaso, Republica Democrática do Congo, Mali, Guine Bissau e África do Sul.

O I Encontro de Cinema Negro Brasil África contou com a participação de quatro cineastas africanos presentes:
Ola Balogun – Nigéria;
Zezé Gamboa – Angola;
Newton Aduaka – Nigéria;
Mansour Sora Wade – Senegal;

Sete Diretores africanos que participam com suas obras:
Gaston Kaboré – Burkina Faso
Souleymane Cissé – Mali
Med Hondo – Mauritânia
Mweze Ngangura – Republica Democrática do Congo
Zola Maseko – África do Sul
Flora Gomes – Guine Bissau
Abderrahmane Sissako – Mauritânia

No Brasil foram convidados cineastas do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul e contou com a presença de 43 cineastas brasileiros:
Akins Kinte – SP
Allan Rosa – SP
Ana Gomes – RJ
Anderson Quak – RJ
Antonio Pitanga – RJ
Antonio Pompeo – RJ
Ari Candido – SP
Carmem Luz – RJ
Celso Athaide – RJ
Celso Prudente – SP
Clementino Junior – RJ
Dandara – RJ
Dom Filó – RJ
Elaine Ramos – RJ
Fernando Barcellos – RJ
Flavio Leandro – RJ
Haroldo Costa – RJ
Ilea Ferraz – RJ
Janaina Oliveira – RJ
Jair Martins – RJ
Jefferson De – RJ
Joel Zito Araújo – RJ
Jorge Coutinho – RJ
Julio Vitor – RJ
Lazaro Ramos – RJ
Leandro Firmino – RJ
Lílian Santiago – SP
Luciano Vidigal – RJ
Luis Nascimento – RJ
Luiz Antonio Pillar – RJ
Manoel Passos Pereira – BA
Maria Alves – RJ
Matheus Subverso – SP
MV Bill – RJ
Nino Brown – RJ
Patrocia Freitas – BA
Paulo Ricardo – RS
Ricardo Brasil – RJ
Rodrigo Felha – RJ
Rogério de Moura – SP
Waldir Onofre – RJ
Wilson Militão – BA
E claro o curador Zózimo Bulbul.
O I Encontro de Cinema Negro Brasil África teve o Patrocínio da Petrobrás e Fundação Cultural Palmares/Minc e as parcerias Institucionais fundamentais do Consulado Geral da França, Furnas Centrais Elétricas, Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Centro Cultural da Justiça Federal, SEPPIR, Ministério das Relações Exteriores e Caixa Cultural.

Na cidade de Salvador aconteceu a extensão do Encontro entre os dias 29 de novembro e 04 de dezembro de 2007 na sala de Cinema Walter da Silveira, no Quadrilátero, na Escadaria Paço e realização de Seminários com patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia a convite do Secretario de Cultura Sr. Marcio Meireles.

Este desdobramento do Projeto pode ser considerado como contrapartida para os Patrocinadores que investiram na criação e realização deste Evento no Rio de Janeiro.

Agradecemos a todos que colaboraram para a realização deste Evento.