Événements

Encontro de Cinema Negro Brasil África e Caribe 2009
3ème édition

Français

III ENCONTRO DE CINEMA NEGRO BRASIL ÁFRICA E AMÉRICAS – 2009
O Centro Afro Carioca de Cinema chega ao III Encontro de Cinema Negro Brasil África e Américas.


Nas edições anteriores I Encontro de Cinema Negro Brasil África (2007), foi o início do intercâmbio de cinema negro, na ocasião o homenageado foi Ousmane Sembène, o « pai do cinema africano ».

Em 2008 o II Encontro de Cinema Negro Brasil África e América Latina, foi ampliado e estendeu o convite aos nossos vizinhos afro latinos. O homenageado foi Solano Trindade, o poeta das artes do povo.

O II encontro foi um marco para firmar parcerias internacionais. Foi através dele que Zózimo (idealizador e curador dos encontros de Cinema Negro), recebeu um convite para levar um grupo de cineastas afro brasileiros ao XXI Festival Pan Africano de Ouagadugou (FESPACO), em Burkina Faso. O festival aconteceu nos meses de fevereiro / março de 2009.

A parceria continua e agora em 2009, o III Encontro de Cinema Negro Brasil África e Américas, recebe como resposta ao intercâmbio cinematográfico um grupo de seis cineastas e uma atriz, de vários países do continente africano, todos indicados pelo Cineasta Senegalês Mansour Sora Wade, parceiro internacional do Encontro.

O III Encontro recebe ainda cineastas afros americanos e Homenageia Sant Clair Bourne, receberemos também cineastas caribenhos e vários cineastas brasileiros. Todos os cineastas exibirão seus filmes e participarão dos seminários que acontecerão durante o encontro.



Africultures a franchi le cap des 10.000 articles depuis sa création en 1997
Nous remercions tous nos contributeurs et nos lecteurs
Inscrivez-vous à la newsletter pour suivre nos publications