Fiche Livre
Littérature / édition
ROMAN |
Os Dias do Fim
Ricardo de Saavedra
Pays concerné : Mozambique
Edition : Casa das Letras
Pays d’édition : Portugal
ISBN : 9789724622361
Prix : 17.90

Français

Premier roman du journaliste portugais Ricardo de Saavedra, sur le départ des colons portugais après l’indépendance mozambicaine.

Português

Primeiro romance do jornalista português Ricardo de Saavedra. Primeira edição em 1995, pela editora « Editorial Noticias ».


« Com este romance o fim do Império em Moçambique deixa definitivamente de ser uma nuvem distante e baça.



Wiriyamu, massacre que o padre Adrian Hastings denunciou à comunidade internacional há 40 anos, surge pela primeira vez em livro de autor português n’Os Dias do Fim. Uma parte do romance gira à volta desse escabroso episódio. Os militares e os políticos não são poupados e, nos vários factos que o texto documenta, sempre que os nomes correspondem a pessoas reais, o rigor histórico está presente. Obra de jornalista, acolhe também o rumor e a má-língua, datados e situados, o que confere ao livro mais um condimento de interesse. Os Dias do Fim resulta de uma apaixonada mobilização do naipe de virtuosos que convivem no mesmo homem: o jornalista, o pintor, o poeta e o escritor. Lê-se com entusiasmo esta obra em que a paleta do pintor tece climas e cenários, o rigor do jornalista acerta os ponteiros da história, o poeta tempera a dimensão do sonho e o escritor tudo isso conjuga num quadro final, quase sinfónico »






Para saber mais sobre a literatura dos « retornados »: http://www.buala.org/pt/a-ler/os-retornados-estao-a-abrir-o-bau