Murmures

Lisboa | Inauguracao Exposicao Paisagens Interiores
mars 2016 | Communiqués de festivals | Photo | Portugal
Source : Instituto Camoes

Português

 

 

No próximo dia 29 de março, pelas 18h00 a Galeria Av. da India inaugura a exposição individual de fotografia “Paisagens Interiores”, de Filipe Branquinho, uma co-produção entre as Galerias Municipais Egeac e o Centro Cultural Português de Maputo / Camões, I.P., onde a exposição  esteve patente de novembro de 2015 a janeiro deste ano.

 

Podendo agora ser vista em Lisboa, “Paisagens Interiores” resulta do projeto fotográfico desenvolvido entre 2011 e 2015 pelo fotógrafo moçambicano, e pretende narrar a cidade onde nasceu, vive e trabalha, conhecer as suas histórias no cruzar dos tempos, aqueles que a percorre(ra)m e a habita(ra)m, aqueles que a construíram e constroem.

 

A exposição é acompanhada por um catálogo com o mesmo nome, e textos da autoria de Alexandra Pinho, diretora do Centro Cultural Português de Maputo, Joana Gomes Cardoso, Presidente do Conselho de Administração da Egeac, e ainda de Mia Couto, Sandra Vieira Jürgens, José Pinto de Sá, José Carrilho e José Forjaz.

 

No texto de abertura do catálogo, Alexandra Pinho sublinha que nesta exposição, Branquinho se afasta de um registo documental convencional ou de uma busca em fixar edifícios icónicos da cidade, e apresenta uma série de 24 fotografias ao longo da qual nos propõe uma viagem por espaços públicos e semipúblicos da cidade, geralmente interiores de edifícios, saturados de vestígios e passagens, de histórias e indícios, de uma oscilação permanente entre presente e passado que prende o olhar. Cinemas, rádio, associações, arquivos, escolas, piscinas são revisitados sem nostalgia pelo olhar perscrutador, apaixonado e depurado do fotógrafo.

 

Com “Paisagens Interiores” Filipe Branquinho propõe um debate sobre Maputo enquanto cidade africana pós-colonial. Uma cidade que se constrói diariamente, na busca de respostas a aspirações a uma modernidade de contornos difusos. É um registo intersticial da memória presente que abre o debate sobre o futuro.

Em 2015, “Paisagens Interiores” foi já objeto de reconhecimento internacional quando, em abril, Filipe Branquinho venceu o Prémio Internacional para Fotografia Contemporânea Africana Popcap’15. A série volta a ter destaque internacional com a seleção de um conjunto de fotografias para a exposição principal – “Telling Time” – da 10.ª Bienal Africana Encontros de Fotografia de Bamako, que decorreu até 31 de Dezembro na capital do Mali.

A exposição pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com entrada livre.
Partager :