Murmures

Sauti za Busara: Simba e Milton Gulli os Melhores do Festival
février 2017 | Communiqués de festivals | Musique | Mozambique
Source : SoArte Media

Português


Sauti za Busara é um dos festivais mais celebrados da África Austral, apresentando anualmente música e outras artes, na cidade costeira de Swahili, Tanzânia. Este ano o festival teve lugar de 09 à 12 de Fevereiro corrente.



A essência deste festival resume-se na formação de novos públicos e maior abrangência ao nível do continente africano. Aliás, Sauti za Busara é mais do que um festival de música. É um evento cultural.



Este ano juntou, uma vez mais, artistas provenientes de diferentes países africanos e Moçambique esteve representado ao mais alto nível pelo duo Simba e Milton Gulli.



A banda composta por Simba (voz), Milton Gulli (Guitarra), Cremildo Chitará (bateria) e Helder Gonzaga (Baixo), teve a dura missão de encerrar o festival no domingo, dia 12 de Fevereiro. Assim no primeiro contacto, quando começaram a sua actuação, os rapazes de Maputo, não ganharam de imediato a simpatia do público. Em escassos minutos de apresentação do primeiro tema, o público foi concentrar-se recinto do festival para ouvir Simba e Milton Gulli. Era o fogo que tomava a aparelhagem e libertava altas sonoridades aos quatro ventos. Ninguém resistiu…



Interpretando obras do disco The Heroes – Um Tributo a Tribe Colled Quest, o que facilitou o diálogo com a plateia, a banda conseguiu animar e transportar os espectadores aos primórdios da cultura Hip Hop dos anos 80 e 90. Um dos aspectos que contribuiu para o sucesso desta vibrante actuação, na óptica de alguns espectadores, foi para além da alta qualidade de performance dos músicos, a nova roupagem que Simba e Milton Gulli conseguiram oferecer as musicas da Tribe Colled Quest, um dos maiores colectivos de hip hop de todos os tempos.



Para Simba Stoi, líder da banda, a actuação no Festival Sauti za Busara, reforça os esforços visando a internacionalização do seu trabalho. Ainda este ano Simba esteve em Atlanta, nos Estados Unidos da America, para o Festival R3C, que reuniu verdadeiros monstros da música rap de todo mundo.



Assistiram actuação de Simba e Milton Gulli pouco mais de cinco mil pessoas, neste festival que evoluiu para um dos eventos mais populares no continente africano, oferecendo oportunidades de intercambio para artistas africanos e profissionais da música e, ao mesmo tempo, atraindo milhares de espectadores. Isabel Novella, Cheny wa Gune, entre outros, são alguns artistas moçambicanos que já actuaram no Festival Sauti za Busara.


Partager :