Murmures

MELITA MATSINHE EM CONCERTO NO TEATRO AVENIDA
septembre 2017 | Communiqués de festivals | Musique | Mozambique
Source : SoArte Media

Português

A engenhosa pianista moçambicana Melita Matsinhe apresenta-se na sexta-feira, 29 de Setembro, em concerto a realizar-se no Teatro Avenida na capital moçambicana, Maputo. O evento subordinado ao conceito  "Flores que nos regam o peito…" ocorre alguns dias depois de a intérprete ter publicado sua primeira obra poética Ignição dos Sonhos, em cerimónia sedeada na Fundação Fernando Leite Couto, no passado dia 24 de Agosto.  

Fiel à sua essência artística que nos acostumara, explorando sua capacidade de espalhar – a partir do palco – o incenso da pureza da alma, em cada espaço onde dialoga com o público, em  flores que nos regam o peito, Melita Matsinhe uma viagem estética em que irá encenar e coreografar expressões da cultura moçambicana através da música. 

A Escolha deste conceito é consubstanciado pelo o facto de a Melita Matsinhe considerar as manifestações de artes como sendo flores, essências, cores que nos regam o peito e nos alegram a alma.

Com novas composições musicais das quais a Menina do Meu país e Gwinya moya wangu, na sua caixinha de surpresas, a pianista junta no elenco grandes instrumentistas moçambicanos desde o baixista Anselmo, o percussionista Simão Nhacule até o baterista Amade Cossa. Porém, a força da palavra declamada será expressa pelo poeta Eduardo Quive.

 

Melita Matsinhe é uma vida dedica às artes. Daí que nos últimos anos tem ampliado sua esfera de actuação para o ensino da música, orientando aulas de piano para a criançada através do Centro de Artes Xiluva. O festival Infantil Njingiritana, de música, e de literatura Flores que nunca murcham – realizados este ano – são a extensão material dessa dedicação.

O show flores que nos rega o peito tem início marcado para as 19.30 horas, do dia 29 de Setembro, no Teatro avenida. Ciente de que esta informação é de carácter cultural e de interesse para o vosso órgão, vimos pela presente contar com a colaboração na promoção e divulgação deste evento. Para informações adicionais entre em contacto: 

Partager :