Murmures

KINANI Forma Ilumino- técnicos para as artes cénicas
septembre 2017 | Communiqués de festivals | Danse | Mozambique
Source : SóArte Media

Português

No âmbito da 7ª edição da Plataforma Internacional de Dança Contemporânea- Kinani, a IODINE Produções esta levar a cabo desde o dia 4 de Setembro, uma acção de formação sobre técnicas de Iluminação (Luz) de espectáculos virados as artes cénicas. O curso esta ser lecionado por diferentes profissionais da área baseados na cidade de Maputo. Neste ano, o curso conta com a presença de mais de 15 Estudantes provenientes da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), no âmbito de um acordo celebrado entre a direção desta instituição e a IODINE Produções.

 

Um acordo que estabelece uma colaboração contínua no processo de formação destes estudantes, cabendo a IODINE oferecer aulas práticas de iluminação na área de ligth design aos futuros profissionais das artes. Segundo Quito Tembe (Director do Kinani), “pretende-se que a oficina de iluminação constitua um espaço de aprendizagem virada a teoria e prática, onde os participantes tem a oportunidade de se familiarizar com materiais profissionais, tecnologia de ponta com assistência de técnicos nacionais e internacionais experientes na área”.

 

Este processo culminará ainda com um estágio profissional na 7a edição da Plataforma Internacional da dança Contemporânea – KINANI. Esta actividade enquadra-se nos preparativos do KINANI que neste ano aposta em residências artísticas para jovens coreógrafos e grupos de dança tradicional com o maior objectivo de diminuir as fronteiras que separam ambos estilos para experimentar movimentos e musicalidades ao mesmo tempo que questiona o lugar do tradicional na linguagem contemporânea e a formação da identidade num contexto de globalização acelerada.  

O curso tem lugar nas novas instalações da IODINE Produções (Sit. no bairro Polana Caniço, na rua do hospital) e, como tem sido o habitual, integra uma das actividades que

antecedem o KINANI – Plataforma de Dança Contemporanea, unico projecto que se preocupa com a formação de ilumino- técnicos virados às artes cénicas a nível nacional.

 

Em vários cantos do mundo, a iluminação conquistou um espaço significativo no campo artístico, na ideia de que a arte de iluminar não é apenas clarear mas é também o acto de dar vida, estilo, beleza, e funcionalidade a um determinado ambiente. É nesta lógica que pretende-se levar estas experiências internacionais para a realidade moçambicana, olhando para a iluminação como uma expressão artística onde o homem pode exprimir toda sua carga emocional em palco.

Partager :