Fiche Structure
SOS Racisme Portugal
Adresse : Rua Dom Luis de Noronha, nº17-1ºesq 1050-071 Lisboa
Pays concerné : Portugal

Français

SOS Racisme Portugal est une association portugaise née en 1990, pour combattre le racisme au Portugal.

Son siège est à Lisbonne, et elle a une branche à Porto.

Português


O SOS RACISMO existe desde 1990 e propõe uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural onde todos, nacionais e estrangeiros com qualquer tom de pele, possam usufruir dos mesmos direitos de cidadania. Constituímos uma associação sem fins lucrativos, tendo-nos sido atribuído o estatuto de utilidade pública em 1996.



Esforçamo-nos no sentido de colaborar com outras associações anti-racistas e de imigrantes a nível nacional. O SOS RACISMO desenvolve, igualmente, actividades e acções em conjunto com outras associações de países europeus, estando actualmente activamente envolvido numa rede anti-racista europeia, em conjunto com vários países da Europa.



Para isso,

– Contribuímos para a existência de infra-estruturas de apoio às populações imigrantes e das minorias étnicas;

– Cooperamos na criação de uma política concreta de inserção das minorias étnicas na sociedade portuguesa;

– Lutamos pela concepção de um quadro jurídico-legal susceptível de punir eficazmente comportamentos racistas e xenófobos;

– Agimos no sentido da consciencialização e responsabilização das autoridades e população portuguesa face à problemática da discriminação racial e xenófoba;

– Estabelecemos uma acção consertada, com as diversas associações de direitos humanos, de imigrantes e anti-racistas;

– Alertamos para que os imigrantes e minorias étnicas conheçam e reivindiquem os seus direitos.



Por isso, privilegiamos as seguintes áreas de intervenção:

– Na área da educação participamos em projectos educativos relativos à problemática do racismo e da xenofobia promovendo a interculturalidade, nomeadamente através de formações, workshops e debates em Escolas.

– O trabalho jurídico foi adquirindo ao longo dos anos enorme importância na associação dada a necessidade manifestada pelas comunidades imigrantes e minorias étnicas que a nós recorrem. Qualquer pessoa pode contactar-nos telefonicamente, ou então através de carta ou e-mail, pedindo informações, ou informando-nos, por exemplo, de situações de racismo de que tenham conhecimento.

– Tomamos posições públicas contra todos os actos racistas, ou que promovam o racismo, e apresentação de medidas concretas, quer através da apresentação de propostas, tendo em vista a inclusão socio-económica, das minorias étnicas em Portugal, assim como, pela contestação de leis, relativas a estrangeiros, que se revestem de teor racista e xenófobo.

– A participação em debates, colóquios, campanhas de informação e esclarecimento é também uma das formas de actuação que privilegiamos na construção da sociedade que defendemos.

– Os projectos nacionais e internacionais em que o SOS RACISMO participa permitem à associação realizar acções concretas como actividades em conjunto com as comunidades, eventos culturais, edição de publicações e participação em programas de formação.

– Mantemos ainda um vasto centro de documentação na sede de Lisboa com os principais livros publicados por nós ou por outros sobre as temáticas em que trabalhamos, bem como o arquivo de imprensa, aberto a qualquer pessoa que o deseje consultar.

– Também na sede de Lisboa desenvolvemos intervenção comunitária, trabalhando directamente com a população local, promovendo a inserção escolar e social das crianças, jovens e familiares dos residentes.



Fonte: http://www.sosracismo.pt/apresentacao/