Fiche Film
Cinéma/TV
LONG Métrage | 2011
Éden [réal: Daniel Blaufuks]
Pays concerné : Cap-Vert
Durée : 60 minutes
Genre : société
Type : documentaire

Français

Portugal, 2011, 1h00

Réalisé par Daniel Blaufuks
Produit par Fernando Vendrell (David & Golias)


Prix TAP du Meilleur Long Mtérage Documentaire Portugais (Prémio TAP para Melhor Documentário de Longa Metragem Português)

English

60 min, Portugal / Cabo verde, 2011

Directed by Daniel Blaufuks
Produced by Fernando Vendrell

TAP Award for best feature Portuguese Documentary

______________________

Documentário

ÉDEN é um documentário sobre a presença do cinema na sociedade e no imaginário contemporâneo, analisado a partir de um fenómeno particular: a presença de um filme desaparecido na memória colectiva de um microcosmo social implantado a meio do oceano Atlântico – São Vicente, Cabo Verde.

Entre os anos 40 e 50 foram feitos quatro filmes nesta ilha, realizados e interpretados por jovens amadores cabo-verdianos. « A Força da Cobiça » o primeiro e único que ainda existe, os westerns « O Cavaleiro Mascarado », « O Guarda Vingador » e já em 54, o drama « O Segredo dum Coração Culpado », uma história de amor entre dois irmãos.

Este é o pretexto para se levantar questões sobre as funções do cinema na sociedade e as consequências do desaparecimento físico das salas de projecção e do seu visionamento em núcleos pequenos e caseiros. Em São Vicente viu-se cinema, fez-se cinema e viveu-se o cinema. Este documentário pretende contar um pouco dessa história, a história de uma ilha e de um tempo em que as únicas formas de lá sair eram através do mar ou do cinema.

Na ilha de São Vicente em Cabo Verde, viu-se cinema, fez-se cinema e viveu-se o cinema. ÉDEN pretende contar um pouco dessa história, a história de uma ilha e de um tempo em que as únicas formas de lá sair eram através do mar ou do cinema.

Um filme de Daniel Blaufuks

Produção : Fernando Vendrell (David & Golias)


Vencedor do prémio TAP para Melhor Documentário de Longa Metragem Português

Português

Español



Africultures a franchi le cap des 10.000 articles depuis sa création en 1997
Nous remercions tous nos contributeurs et nos lecteurs
Inscrivez-vous à la newsletter pour suivre nos publications