Murmures

O FESTIVAL MAFALALA ESTÁ DE VOLTA
novembre 2015 | Communiqués de festivals | Musique | Mozambique
Source : Associacao IVERCA

Português

 A Associação IVERCA|Turismo, Cultura e Meio Ambiente organiza este mês a Oitava Edição do Festival Mafalala, uma iniciativa anual cuja dimensão e mérito conquistaram, nos últimos tempos, um espaço merecido na programação cultural da cidade de Maputo e arredores.

Para este ano, o Festival Mafalala apresenta uma programção mais inovadora, diferente quando comparado com os anos anteriores. A nova roupagem do evento, circuncreve – se na visão dos organizadores que é essencialmente; a preservação e exaltação do legado histórico e cultural de um bairro cujo percurso confunde-se com a trajectória de Moçambique.

Conforme defende Ivan Laranjeira, director do Festival Mafalala, "o evento representa uma viragem na maneira como são concebidos os festivais em Moçambique, inspirando-se na identidade, tradição, história e importantes personalidades artísticas, desportivas e políticas do bairro da Mafalala".

Para além conhecer a história do bairro, as figuras, o turismo, os festivaleiros terão a oportunidade convergir com as outras culturas e um manancial de hábitos e costumes de todo o país.

Em linhas gerais este anos as actividades agendadas no quadro da VIII Edição do Festival Mafalala, são:

i)Actvidades Infantis

As actividades para o público de palco e meio, terão lugar no próximo dia dia 07 de Novembro, na Escola Primária Completa Unidade 23. Pretende proporcionar aos petizes, um encontro com a história e os seus personagens, criando plataformas de diálogo numa combinação perfeita entre a formação e o lazer para os petizes.

 

ii)Pintura de Murais

Para perpectuar a história das figuras sonantes cujo berço é a Mafalala, a Associação IVERCA, vai juntar nos dias 9 e 25 de Novembro, diversos artistas que vão colocar rostos (desenhos de pintura) em murais que ficarão etenizados na bairro e na memória de toda a cidade de Maputo.

iii) Colocação de Placas

No dia 25 de Novembro, haverá colocação de placas de sinalização do património espalhado em diferentes espaços, no bairro da Mafalala. Este é sem sombra de dúvidas um dos maiores marcos do Festival Mafalala e sobretudo para a Associação IVERCA, quanto sociedade civil interessada numa discussão profunda sobre questões de presevação do património e memória em Moçambique.

Importa referir que a VIII Edição do Festival Mafalala conta com o patrocínio da Cooperação Suíça e tem como parceiros; Music Crossroads, Escola Portuguesa de Maputo, Mozup, Machaka, ACAM e SóArte Media.

Ciente de que esta informação é de caracter cultural e de interesse para o orgão que vossa Excia dirige, vimos pela presente solicitar a divulgação e cobertura do evento.

Partager :