Événements

Exposition « Colectiva 2012 » à l’Institut Camões de Maputo
Exposition collective réunissant les oeuvres récentes de huit créateurs de peintures, sculptures et diaporamas.

Français

Inauguration : le 5 septembre 2012 à 18h, dans la galerie du Centre Culturel Portugais (Institut Camões) de Maputo.

Les artistes, Fiona Wishman, José Cabral, Mahazul, Membir, Moisés Sabão, Nhamundhwa, Oblino et Pekiwa, représentent différentes approches, pas seulement dans les techniques utilisées, mais également d’un point de vue conceptuel. Ils sont également de générations différentes, ce qui contribue à la richesse de l’exposition.

Rencontres prévues dans le cadre de cette exposition :
– 12 sept, 18h : rencontre avec Pekiwa, qui évoquera son travail récent sur l’Île du Mozambique ;
– 19 sept, 18h : rencontre avec Jose Cabral, son expérience à Lisbonne, où il a produit le diaporama qu’il présente ;
– 26 sept, 18h : rencontre presse avec l’ensemble des artistes

Português

Inauguração: dia 5 de Setembro, às 18h00, na Galeria do Centro Cultural Português (Instituto Camões) de Maputo.

Os autores, Fiona Wishman, José Cabral, Mahazul, Membir, Moisés Sabão, Nhamundhwa, Oblino e Pekiwa, representam diferentes abordagens, não só nas técnicas a que recorrem mas também nos aspetos conceptuais que sustentam cada projeto. Estamos também na presença de diferentes gerações, o que torna o conjunto ainda mais interessante e diversificado.

A « Colectiva 2012 » resulta do encontro dos artistas que propuseram ao Instituto Camões mostras individuais para 2012, aos quais foi possível responder afirmativamente, com a realização desta exposição colectiva. A exposição insere-se na missão de apoio e divulgação da cultura e criatividade de matriz lusófona, em pleno respeito e diálogo com a vitalidade das artes plásticas moçambicanas, que compete ao Camões-Instituto da Cooperação e da Língua em Maputo. É assim com orgulho que apresentamos uma mostra colectiva que procura reunir o melhor das inúmeras solicitações recebidas nos últimos tempos. Acreditamos que ao apoiar o diálogo entre os artistas que expõem, estamos a contribuir para um melhor conhecimento mútuo e também recíproco entre as culturas irmanadas pela história comum. Do mesmo modo, esperamos que esta oportunidade materialize o amadurecimento dos artistas expostos e seja mais um passo na afirmação da sua enorme criatividade.

Durante o período da mostra, entre 5 de Setembro e 6 de Outubro, o Centro Cultural Português de Maputo, organiza um conjunto de Eventos Paralelos, para além da oportunidade de convívio com os criadores na abertura da exposição, de que destacamos os três encontros abertos ao público em geral, nas seguintes datas e horários:

– 12 de setembro, 18:00H – Encontro com Pekiwa. Seu trabalho recente na Ilha de Moçambique.
– 19 de setembro, 18:00H – Encontro com Jose Cabral, sua experiencia em Lisboa, da qual se produziu o Diaporama que integra a exposição.
– 26 de setembro, 15:00H – Encontro com a Imprensa com a presença dos Autores da Mostra.
Partager :