Fiche Personne
Musicien/ne Guitariste

Yolanda Chicane

Mozambique

Português

 

YOLANDA KAKANA






Yoloanda Kakana é o nome adoptado por Yolanda Chicane, uma jovem moçambicana que começou a sua carreira musical em 2003. Em 2004, yolanda junta se ao produtor e guitarista Jim Gwaza (Azarias Arone) e fundam a banda Kakana com o objectivo de usar o dom dado por Deus para expressar o amor, a paz bem como a verdade amarga do mundo actual usando doces melodias.

Kakana identifica se com a fusão de vários estilos musicais destacando se o Afro, Rock e Jazz e composições escritas em várias línguas. Ao longo de sua carreira, Kakana tem arrecadado vários prémios a saber: Melhor voz (Top Ngoma 2007,2010,2012), Revelação (Top Ngoma 2007), prémio fusão (Top Ngoma 2010), melhor banda (Top Ngoma 2009) e prémio fusão (Mozambique Music Awards – MMA 2010).

Para o Festival Azgo 2014, Yolanda preparou um repertório já conhecido pelo público que acompanha o seu trabalho.

 

BANDA KAKANA

Yolanda Chicane é vocalista principal de um dos agrupamentos musicais mais acarinhados na actualidade em Moçambique – a Banda Kakana.

O grupo incorpora nos ritmos africanos elementos Folk e Funk. E foi fundado em 2004 por AzariasArone (Jimmy Gwaza) e Yolanda Chicane, desde então, a dupla  têm estado a brindar a plateia moçambicana com perfeição, actuando em vários palcos (festivais locais, festas, casamentos, cocktails, jantares de gala e em algumas casas de pasto da Cidade de Maputo).

A sua música não tem fronteiras. Baseados na Marrabenta e outros ritmos nacionais, fazem fusão com ritmos do mundo, fazendo uma perfeita combinação da guitarra de Jimmy Gwaza e a voz inconfundível da Yolanda Chicane.

A cantora Yolanda, traz nas suas composições, mensagens de esperança, paz e amor.  Acredita que a música é uma linguagem universal de concórdia entre todos os seres.

Afro, Rock e Jazz, são ritmos predominantes nas composições  escritas em várias línguas tais como: Changana, Emacua, Chope, Português e Inglês.

PRÉMIOS CONQUISTADOS



  1. Melhor Voz (TOP NGOMA, 2007 e 2010);


  2. Revelação (TOP NGOMA, 2007);


  3. Prémio Fusão (TOP NGOMA, 2010);


  4. Melhor Banda (TOP NGOMA 2009);


  5. Prémio Fusão (Moçambique MusicAwards – MMA);


Temas do Disco Serenata:

Xiluva, Mufolhe, Sweet, Freedom, Sorte, Karimanhana,  Nikarate, Serenata, Washingyou, Madlaissana, Pokito, Planeta perfeito,Wakeup, Rhula, Suhura