Fiche Structure
Observatoire du Contrôle et de la Répression (Portugal)
Adresse : Lisboa
Pays concerné : Portugal

Français

Lancé le 1er mai 2014, l’Observatoire du Contrôle et de la Répression est un site Internet qui a pour objectif est de documenter les violences policières et le système judiciaire, ainsi que les luttes contre ce système, à travers la rédaction et la collecte de textes, articles et images.

Português

« As medidas de austeridade aplicadas pelo Governo nos últimos dois anos suscitaram o reacender dos conflitos sociais e a multiplicação de manifestações, recolocando a rua no centro da actualidade política e, com ela, a PSP e as instâncias judicias enquanto entidades responsáveis, em momentos complementares, pela manutenção da ordem pública. O encontro destes dois mundos não sucedeu sem atritos. A emergência de novos tipos de reportório de acção política, para lá dos trâmites legais, embateu com uma força policial que não poucas vezes assume o papel de guarda pretoriana do poder e de instrumento de repressão política.

(…)

O objetivo deste observatório é realizar uma análise depurada deste processo. Tal passa não só pela recolha de textos, artigos e imagens mas igualmente pelo acompanhamento de processos judiciais em curso contra companheiros nossos. Neste sentido, apelamos por a todos: os que reúnam conhecimentos de processos decorrentes de manifestações ou outras acções de luta em greves gerais; possuam informações relevantes sobre essas situações; ou pretendam dar o seu contributo para este trabalho, que nos contactem através do e-mail [email protected] »

(apresentação tirada do site do Observatório)