Fiche Personne
Musique Cinéma/TV

Roberta Estrela D’Álva

Réalisateur/trice, Acteur/trice, Compositeur, Militant/e, Slameur/se, Producteur/trice délégué/e, Présentateur/trice
Brésil

Français

Actrice, Mc, réalisatrice, compositrice de musique, militante, présentatrice télé, productrice et slameuse brésilienne.

Roberta ESTRELA D’ALVA est une actrice, MC, réalisatrice, directrice musicale, activiste, présentatrice et slameuse.

Instagram: @estreladalva

English

Brazilian Actress, Mc, film director, composer, activist, TV Host, producer and slammer.

Roberta ESTRELA D’ALVA is an actress, Mc, director, music director, activist, TV Host and slammer.

Instagram: @estreladalva

Português

Atriz, Mc, diretora, diretora musical, ativista, apresentadora, produtor e slammer brasileira

Roberta ESTRELA D’ALVA é atriz, Mc, diretora, diretora musical, ativista, apresentadora e slammer. Formada em Artes Cênicas pela USP (Universidade de São Paulo), Roberta também fez mestrado em Semiótica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), onde atualmente cursa o doutorado.

Roberta é membro fundadora da primeira companhia de « teatro hip-hop » do Brasil, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, assim como da Frente 3 de Fevereiro, que desenvolve ações simbólicas, produção de livros, documentários e investigações colaborativas sobre o racismo na sociedade brasileira.

No poetry slam – competição, geralmente realizada na rua, em que poetas leem ou recitam trabalhos originais, e, logo após, são julgados pela plateia ou por um júri pré-estabelecido -, Roberta foi finalista da Copa do Mundo de Poesia Slam 2011, em Paris. É curadora do Rio Poetry Slam, que acontece anualmente na FLUP (Festa Literária das Periferias), no Rio de Janeiro, e coordenadora do SLAM-SP e do SLAM-BR (campeonatos estadual e nacional de poetry slam).

Na direção musical, Roberta realizou o espetáculo Cindi Hip Hop – pequena ópera rap, vencedor do prêmio Cooperativa de Teatro, na categoria de melhor dramaturgia. Roberta também venceu o Prêmio Shell (uma das maiores premiações do teatro nacional) de melhor atriz em 2012 pela atuação no espetáculo Orfeu Mestiço, Uma Hip-Hópera Brasileira.

Dirigiu o documentário SLAM: Voz de Levante, juntamente com a documentarista Tatiana Lohmmann. O filme foi realizado nos últimos 7 anos e registra a chegada dos poetry slams ao Brasil e as experiências de pioneiros nos EUA e na França – respectivamente local de origem e um dos maiores redutos internacionais do slam. O filme será lançado comercialmente no primeiro semestre de 2018, e teve seu lançamento mundial no 19° Festival do Rio, em 2017, onde recebeu o prêmio especial do júri e o prêmio de melhor direção de documentário. Também participou da 41a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Na literatura, Roberta lançou, em 2014, o seu primeiro livro, Teatro Hip-Hop, a performance poética do ator-MC, pela editora Perspectiva. É a atual apresentadora do Manos e Minas (TV Cultura), programa de televisão semanal que, desde 1993, é referência nacional sobre cultura Hip-Hop.

OBRAS DA KAPULANA
[Sobre] Arimah, Lesley Nneka. [orelha]In: O que acontece quando um homem cai do céu, 2018.

OBRAS DA COLABORADORA
Teatro Hip-Hop, a performance poética do ator-MC. Brasil: Perspectiva, 2014;

DESTAQUES/ PRÊMIOS
Terceiro lugar na Copa do Mundo de Poesia Slam, em Paris, 2011.
Prêmio Shell de Melhor Atriz, pelo espetáculo Orfeu Mestiço, Uma Hip-Hópera Brasileira, 2012.


Source:
www.kapulana.com.br/roberta-estrela-dalva/
Partager :