Événements

África Mostra-se 2013

Français

[Quand]
23 mai, à 18:15 – 2 juin, à 21:15 (UTC+01)

[Description]
Exposição – África Mostra-se – desafio criativo + Intervenção de arte urbana.

A necessidade de África – ou da dita África lusófona – se mostrar ao mundo é, cada vez mais, um imperativo das diferentes disciplinas que compõem as artes. Imperativo esse partilhado pelos artistas da Plataforma CAFUKA, que entram, desta forma, num diálogo plural com os criadores desta geografia – a da língua portuguesa.

Este projecto, desenvolvido a partir da mostra de cinema africano, propõe uma exposição de trabalhos de artistas africanos residentes em Lisboa e uma intervenção plástica sobre as árvores do quarteirão do Instituto Franco-Português. O tema Inspiração e Influência será o mote para debates sobre este assunto.

Artistas participantes:
Alex-Keller Fonseca
Anselmo Amado
David Levy Lima
Dília Fraguito
Eduardo Malé
Estanislau Neto
Ismael Sequeira
José A. Chambel
Julieta Nazaré
Litos Silva
Lívio de Morais
Manuela Jardim
Mara Alves
Pedro Madeira Pinto
René Tavares
Valdemar Dória



FESTIVAL – CINEMA – EXPOSIÇÃO
23/05/2013
23 de Maio / Quinta-Feira | IFP

Mostra África Mostra-se
Integrado no Festival « Africa Mostra-se » – Mostra de Cinema e Cultura Africana (AFM), o Institut français du Portugal acolhe um dia inteiramente dedicado à cultura africana. Com exposições e cinema, assim como vários convidados que virão apresentar as suas obras, homenagens ao continente africano.

+ informações sobre o festival: http://africamostrase.info/index.html


17h00 | Filme
Mionga Ki Ôbo, de Ângelo Torres
(Documentário, Portugal & São Tomé, 2005, 52′)
Sinopse: Os « angolares » são os mais antigos habitantes da Ilha de São Tomé, onde, segundo a lenda, chegaram depois de um naufrágio. Outrora senhores da ilha, foram despojados pela força, no fim do século XIX, e estão agora reduzidos a uma pequena comunidade piscatória. Entre os mitos e os mistérios desta ilha de beleza luxuriante, este filme revela-nos a história e os costumes destas gentes para quem a pesca e o mar são símbolos de afirmação.

Preço: 2€


18h15 | Artes Plásticas
Abertura da exposição África mostra-se, desafio criativo? + Intervenção de arte urbana
De 23 de Maio a 23 de Junho

Artistas Plataforma Cafuka:


Artistas Convidados:
Dilia Samarth
David Levi Lima
Manuela Jardim
Lívio Morais
Pedro Madeira Pinto

21h00 Filme
Otelo Burning, de Sara Blecher
(África do Sul, 2012, 97′)
Sinopse: Corre o ano de 1989 e a luta contra o apartheid está no auge. A história começa quando um rapaz de 16 anos, Otelo Buthelezi, o seu irmão mais novo Ntwe e o seu melhor amigo New Year são convidados para a casa de praia onde a mãe do seu novo amigo trabalha.
É aqui que vêem Mandla Modise a surfar. Este leva-os a um mundo que anteriormente lhes estava vedado. É exactamente o oposto do lugar onde vivem – um lugar sob a ameaça constante de violência política. Para estes jovens, que antes tinham um medo profundo do mar, « voar sobre a água » dá-lhes uma sensação enorme de liberdade.
Rapidamente, todos reconhecem que Otelo é realmente talentoso na água, uma estrela de surf em potência. Certo das capacidades destes jovens, Kurt Struely, um velho homem branco, aproxima-se e convida-os a ver vídeos de alguns surfistas profissionais. Ele mostra-lhes a vida glamorosa que podem vir a ter se aprenderem a dominar as ondas.
É aqui que o drama começa. No dia em que Nelson Mandela é libertado da prisão, Otelo vê-se forçado a escolher entre o sucesso e a justiça.
Otelo Burning é um filme divertido e perspicaz, que captura um período turbulento na história da África do Sul. O filme é realizado por Sara Blecher e é falado em zulu.
O filme terá no África Mostra-se a sua estreia nacional e contará com a presença do Produtor Kevin Fleischer.



Preço: 3€
* Com presença do Produtor

_ _ _

Ângelo Torres nasceu em 1966. Actor, natural de S. Tomé e Princípe. Formou-se em Engenharia Termodinâmica pelo Instituto Lazaro Cardinas, Cuba. Fez o curso de Artes Performativas na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo – Chapitô. Estreou-se como actor de teatro em 1991, com a « Missão » de Heine Müller, encenação de Luís Miguel Cintra. A sua filmografia é muito extensa, tendo desenvolvido uma excelente carreira ao nível internacional.

Sara Blecher – Produtora e realizadora de documentários premiada, Sara Blecher realizou e foi produtora executiva em Bay of Plenty. Sara realizou alguns documentários notáveis e relevantes para a Curious Pictures e para o programa de actualidades premiado com o SABC’s Award, Special Assignment.
Em 2011 lançou Surfing Soweto, um documentário sobre as vidas (e as mortes) de um grupo de « surfistas de comboio » na África do Sul.

Kevin Fleischer é o produtor executivo cujo o curriculum incluí White Wedding (Stepping Stone 2009) que foi nomeado para melhor filme estrangeiro em 2009.

24 Maio / Sexta-feira

17h00/19h00
Conversas Sobre Mesa

17h00/19h00
workshop de danças moçambicanas

21h30/
Rostov-Luanda (Doc) de Abderrahmane Sissako
Long | Mauritanie | 1997

22h40/
« A última mensagem de Amílcar Cabral ao povo da Guiné e Cabo Verde » (performance)

25 Maio / Sábado

12h00/
Workshop Lomográfico – Lomo África

15h00/
Workshop Dança Tradicional Africana com a Associação Batoto Yetu
Iniciativa organizada pelo Centro de Desenvolvimento Comunitário da Ameixoeira

21h30/
Notre Étrangère (fic) de Sarah Bouyain
LM | Burkina Faso | 2010

26 de Maio / Domingo

10h00/13h00
Oficina de Video arte para crianças com Cindy Baptista

12h00/
Show Cook de culinária africana com Viriato Pã

15h00/
Badju di Tina com Grupo Bambaram

17h00/
Kinshasa Symphony (Doc) de Claus Wischmann, Martin Baer | LM | République démocratique du Congo | 2010

21h30/
Soul Boy (fic) de Hawa Essuman | LM | Kenya | 2009

1 Junho / Sábado

22h00/
Festa África Mostra-se com Congo Stars e Dj Cajókolo

2 de Junho / Domingo

12h00/
Arraial Nô Djunta Mon


FACEBOOK
www.facebook.com/events/175035485993240/


LIEU
Institut Français du Portugal

Avenida Luís Bívar, 91, 1050-143 Lisbonne