Murmures

ESTÁ DE VOLTA O FESTIVAL AZGO
avril 2014 | Communiqués de festivals | Musique | Mozambique
Source : David Bamo

Português

A cidade de Maputo acolhe de 23 à 24 de Maio a Quarta Edição do Festival Internacional de Música Azgo.Organizado pela Khuzula Produções, o evento vai decorrer no Complexo Matchiki-Tchiki e apresenta um cartaz luxuoso de artistas nacionais e estrangeiros.

Do Mali, SalifKeita o dono da voz dourada de África. Aliás, muitos críticos de arte consideram que Keita canta como se elogiasse os pássaros. A terra parece nascer-lhe na pele. A voz sublima a dor e penetra a indiferença. Salif Keita habituou-nos assim. Canta a vida, reveste o tempo e acalma a nostalgia.

Do vizinho Zimbabwé o Festival Azgo vai receber um dos músicos mais fomosos daquele país – Oliver Mtukudzi. Sem falar da aclamada cabo-verdiana autora de “Lua” Mayra Andrade que promete encantar os que afluírem em massa aos concertos deste ano do “Azgo.

Outros artistas convidados são; BigNuz e TlaleMakhene da África do Sul, Sam the Kid de Portugal, Christiane Selam – Ilhas Reunião, Imperial Tiger Orchestra-Suiça, AkaleWube-Nigeria/França, Mokoomba-Zimbabwe, Fuel Fandango- Espanha, Underkontrol-França, Kiwi and the Papaya Mangoes-Japão.

Em termos de artistas nacionais o destaque vai para os Ghorwane, Yolanda Kakana, Simba e Milton Gulli, Hernani da Silva, Dj Damost, Projecto Trânsito, Cláudio Ismael, Eyuphuro, Mr Kuka entre outros.

 

Kidz Zone

Para este ano a Khuzula Produções pretende criar um espaço mais alargado para as crianças através de um espaço especificamente para os petizes – o Kidz Zone.

 

 

 

Festival Escola

O Azgozito – faceta do evento dedicado aos alunos de diferentes escolas da cidade de Maputo e arredores vai contar com a tradicional presença dos artistas convidados para a edição deste ano do Festival Azgo. literatura, artes plásticas, reciclagem e outras atractivos é o que os organizadores do evento prometem oferecer aos espectadores de palco e meio.

 

Responsabilidade Social

No âmbito da sua responsabilidade social, o Festival Azgo, apoia desde 2011 o Infantário Provincial de Gaza – um centro infantil localizado no bairro Patrice Lumumba, algures, na cidade de Xai-Xai. O ano passado, durante a Terceira Edição do Festival Azgo, o infantário recebeu diferente material didático, para além de roupa e produtos alimentares.

Para este ano, o “Azgo” pretende construir uma biblioteca de raiz. Com o gesto, pretende-se que as dezenas de crianças que vivem naquele centro, tenham acesso ao mundo do conhecimento e melhorem as condições de ensino e aprendizagem. Por outro lado, a acção surge no contexto do tema do Festival Azgo para este ano que é precisamente “A Educação”.

 

Cinema

Uma vez mais o FESTIVAL AZGO traz em paralelo filmes documentários e de ficção com temas relacionados com a música de origem africana e do mundo.

Este ano o Azgo Cinema acontece nos dias 19, 21 e 22 de Maio no espaço Mafalala Libre, Anfiteatro 1502 no campus da UEM e no auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano.

 

 
Partager :



Africultures a franchi le cap des 10.000 articles depuis sa création en 1997
Nous remercions tous nos contributeurs et nos lecteurs
Inscrivez-vous à la newsletter pour suivre nos publications