Événements

Semana de Cinema africano de Maputo 2013
1ère édition

Français

Du 11 au 18 avril 2013, les festivals de cinéma de Bayreuth et Sarrebrück (Allemagne) sortent de leur frontière pour organiser la Semaine du Cinéma africain de Maputo.

Ce festival est organisé par des universitaires, dont la Professeure Ute Fendler, directrice de l’Institut d’études africaines de Bayreuth, l’un des 5 plus grands centres de recherches sur les cultures africaines en Europe.

Os filmes Africanos contribuem para a produção global de imaginários e de visões do mundo. A última década foi marcada por uma série de perspectivas inovadoras, uma fusão das chamadas estéticas e temas tradicionais, e um posicionamento no mercado mundial que pauta por géneros mais universais. Os filmes constantes deste programa foram reconhecidos e premiados internacionalmente nos mais conceituados festivais de cinema. Todos eles abordam questões sociais com perspectivas muito diferentes e contribuem para a evolução de novas tendências, novas narrativas, novas estéticas – no contexto Africano, assim como a nível internacional.

Durante a Semana viu-se cinema Africano, discutiu-se cinema Moçambicano e propuseram-se caminhos.

As salas estiveram quase sempre cheias por um público fantástico que teve assim a oportunidade de assistir a um conjunto de importantes filmes da cinematografia Africana que foram exibidos em Moçambique pela primeira vez.

A Organização agradece ao público pelo carinho, aos média pela divulgação e cobertura, aos que nos apoiaram com meios, serviços e até com algum dinheiro.

Esperamos poder-vos trazer em 2014 a 2ª Semana e poder voltar a compartilhar histórias.